Qual a melhor idade para castrar minha cadelinha?

É dia de banho !
29 de março de 2015
Dá o pé louro!
29 de março de 2015

Qual a melhor idade para castrar minha cadelinha?

Médica Veterinária Noele Magalhaes

A castração é uma cirurgia que consiste na retirada do útero, trompas e ovário. É um procedimento interessante porque reduz o risco de tumor de mama, muito frequente em cadelas. Se realizada antes do primeiro cio, que ocorre por volta dos seis meses de idade, o risco de tumores mamários é menor que 1%.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, quanto mais cedo ela for feita, melhor para o animalzinho. Isso mesmo. Não é necessário ocorrer cio antes da castração!
Esta cirurgia também evita episódios de gravidez psicológica e suas consequências, além de evitar a piometra (infecção de útero) , tumores de útero e ovário, pois são retirados na cirurgia. Evita também ninhadas indesejadas, problemas no parto, além de aumentar a expectativa de vida do animal. É uma cirurgia simples, relativamente segura e deve ser feita sob anestesia geral por um anestesista e um bom cirurgião.

Concluídas as primeiras doses de vacina e vermífugos, por volta dos 5 meses de idade, a cadelinha deve passar por uma avaliação do médico veterinário de confiança e fazer o exame de sangue pré operatório para certificar que ela esta saudável e apta para ser castrada. Esta seria então a melhor idade para que ela seja castrada.

A cirurgia é simples, a recuperação é rápida e tranquila, principalmente se houver muito carinho dos seus responsáveis! Faz bem e garante uma vida feliz e saudável para o animal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *