Dá o pé louro!
29 de março de 2015

Câncer de Mama

Benefícios de uma castração

mitos-e-verdades_cancer-de-mamaA Castração um procedimento cirúrgico onde é retirado os testículos nos machos e ovários e útero nas fêmeas  esta longe de ser apenas um meio de controle populacional.
A panhisterctomia nas fêmeas e a orquiectomia nos machos além do óbvio controle populacional previne os tumores de próstata em machos e tumores de mama nas fêmeas, além de ajudar a moldar o comportamento dos animais em relação a agressividade e demarcação de território,  típico no jogo da conquista do sexo oposto.

Sabe-se através de estudos científicos que mais de 90% dos tumores de mama em cadelas são provocados pela incidência dos hormônios produzidos pelos ovários. Se castradas as fêmeas (caninas) antes do 1º cio, que pode iniciar aos 6 meses de idade, a probabilidade de ocorrência de tumores de mama cai para 1%, já em felinos a castração previne em ate 90 % dos tumores de mama. Em machos a prevenção de tumores de próstata também ocorre na mesma proporção que as fêmeas.

Porem os benefícios da castração so estão garantidos se forem realizados antes que o animal entre na puberdade, que no modo geral ocorre a partir de 6 meses de vida para ambos os sexos.

Em relação a parte comportamental dos animais podemos dizer que, em relação aos gatos que gostam de miar bem alto durante a madrugada, incomodando vizinhos e aos próprios proprietários, dar as suas escapulidas na noite para encontrar um macho ou em relação aos machos disputar território com os rivais, se a castração for realizada antes da puberdade ou antes de que crie o hábito de dar as escapulidas esses comportamentos poderão deixar de ocorrerem. Em relação aos caninos uma fêmea no cio costuma deixar os garanhões bem agitados e agressivos, muitas das vezes se alimentam pouco e chegando ate perder peso de tanto tempo insistindo sobre a fêmea.

 

A castração tem benefícios na prevenção de tumores se realizadas ate o 3º cio, logicamente que a porcentagem de prevenção aumenta em relação aos animais castrados antes do 1º cio.

Não há limite de idade para que um animal possa ser castrado. A única diferença é que, antes da cirurgia, pets idosos precisam passar por um check-up mais detalhado, além de fazerem os exames de sangue. O animal idoso é castrado para o tratamento de doenças hormonais que podem ser evitadas e até curadas após a cirurgia, como câncer de próstata e de testículos. (Rafael Gaulia de Souza)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *